sexta-feira, 31 de julho de 2020

Uma lembrança de evento presencial realizado pela ONG

Hoje, 31 de julho, fez um ano da realização do evento de formação realizado pela Ong Maria do Ingá em parceria com o NASF da UBS Requião em Maringá.
Na época, a advogada Ana Carla Tait Romancini, voluntária da Ong, escreveu o texto abaixo:
 
"Hoje encerramos a terceira etapa da Oficina realizada pela ONG Maria do Inga - Direitos da Mulher na UBS do conj. Requião, a convite das profissionais do NASF.
No primeiro encontro foi realizado a apresentação da ONG, bem como a história da (violência da) mulher na sociedade.
No segundo encontro foi ministrado uma mini palestra sobre quais são os tipos de violência contra a mulher (física, psicológica, moral, patrimonial e sexual) e dado início à oficina, onde foram formados grupos para responder a pergunta: "quem somos", através de colagens de imagens retiradas de revistas.
No terceiro e último encontro, foi dado continuidade na atividade, devendo os mesmos grupos responderem outros dois questionamentos: "o que queremos?" e "O que devemos fazer para melhorar", e por fim cada grupo apresentou os seus trabalhos.
Ver essas senhorinhas, das quais muitas nunca tiveram lugar de fala e foram silenciadas durante uma vida toda, podendo argumentar, expor suas vivências e manifestarem suas opiniões de uma maneira tão segura e firme.
Pude notar a força que todas elas possuem, e que cada uma enfrenta uma luta diária diferente, e mesmo aquelas que não se identificam com o feminismo, buscam os mesmos objetivos que nós: direitos e deveres iguais, respeito, liberdade para serem e fazerem o que quiser ser serem julgadas, ter mais voz ativa, fim de qualquer tipo de violência e acima de tudo, buscam ser felizes, mesmo diante das adversidades que cada uma passa, entre tantas outras coisas.
É muito gratificante participar de um projeto como esse, onde percebemos que podemos sim mudar a realidade de muitas mulheres, mesmo que a passos lentos, mesmo que apenas plantando uma sementinha, acredito que só assim, um dia viveremos realmente em uma sociedade onde os homens e mulheres realmente vivam em situação de igualdade.
Obs.: estamos abertas a expandir esse projeto a quem tiver interesse. Faremos com o maior prazer e orgulho."
 
Ana Carla Tait Romancini, advogada voluntária da Ong Maria do Ingá-Direitos da Mulher.
 
Na foto, as integrantes da ONG: Ana Carla, Jessica, Josiane e Tania.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário