quinta-feira, 25 de julho de 2019

Formar e Informar na área de direitos da mulher

Continuando as atividades realizadas com grupo de mulheres na Unidade Básica de Saúde Requião/Guaiapó, a Ong Maria do Ingá com as integrantes professora Tania Tait e advogadas Ana Carla Tait Romancini e Andréia Monteiro, realizaram palestra sobre os tipos de violência doméstica configuradas na Lei Maria da Penha.
Após a exposição iniciou-se o trabalho de oficina no qual as mulheres respondem a questionamentos por meio de colagens em cartolina para posterior apresentação. Essa metodologia faz parte da missão da ONG de formar e informar na área de direitos das mulheres. 
O Informar se configura nas palestras, cursos e redes sociais. 
O Formar se caracteriza pelo protagonismo e empoderamento das mulheres ao analisar a situação das mulheres e realizar apresentações de suas avaliações nos comentários em grupo e na apresentação final, na qual cada mulher se expressa de acordo com o que considerar importante.
Dessa forma, as mulheres iniciam a construção de serem donas de suas próprias histórias e a refletir sobre seu papel em nossa sociedade. As falas das mulheres confirmam a necessidade de estarmos próximas, solidárias e não nos isolarmos.
Foi a partir de palestras e cursos da ONG que surgiu a idéia de criar núcleo da mulher em um sindicato, que mulheres resolveram estudar, se fortalecer e dar o rumo que melhoria suas vidas, que problemas levantados foram levados ao Conselho da Mulher, entre tantas outras ações. Portanto, não se trata apenas de falar, mas a partir da fala, ouvir, compreender e agir.
As vezes uma simples palavra pode contribuir para salvar uma vida. E uma vida salva faz com que o trabalho voluntário da ONG Maria do Ingá tenha valido a pena.
As palestras, cursos e oficinas são sempre um grande aprendizado pois estar com as mulheres e suas histórias de vida nos enriquecem.









Fotos: Andréia Monteiro, 24/07/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário