segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Ong realiza evento on line "Orçamento para políticas públicas para mulheres"

 

Além de apresentar propostas de políticas públicas, precisamos, também, tratar sobre a necessidade de orçamento direcionado ao atendimento dessas políticas. Não se faz combate à violência contra a mulher e a garantia dos direitos sem recursos financeiros específicos. 

Para debater o tema, a Ong Maria do ingá realizou o evento Orçamento para políticas públicas para mulheres com a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Maringá, Terezinha Pereira.

Ong Maria do Ingá realiza palestra no Hospital do Câncer

As integrantes da Ong, Claudete Gomes, Mariana Tait, Josiane Pinheiro e Maria Madalena Dias realizaram palestra em evento do Hospital do Câncer (HC) de Maringá. O tema tratado foi violência doméstica e as palestras foram realizadas em dois períodos, as 10h30 e as 14h30. 
É emocionante poder voltar a atividades presenciais. Ainda mais alegria pelas integrantes da ong estarem imunizadas contra Covid e seguirem todos os protocolos da área de saúde.
Nosso agradecimento para a equipe do HC pelo convite e pela organização do evento.
 







 

sábado, 23 de outubro de 2021

Série de lives da Ong Maria do Ingá

Desde o mês de março de 2021, a Ong Maria do Ingá diante das restrições impostas pela pandemia, tem realizado lives mensais com temas ligados aos direitos das mulheres.

No mês de agosto, o tema foi a Lei Maria da Penha e no mes de setembro foi tratado sobre a saúde mental da mulher em situação de violência.

Para outubro, no dia 28, será realizada a live: Orçamento para políticas públicas para mulheres, com a convidada Terezinha Pereira, secretária municipal de políticas para mulheres de Maringá.




Ong presente na SIPAT 2021 do Hospital Metropolitano de Sarandi

Na sexta-feira, dia 22/10, a Ong Maria do Ingá esteve presente na Semana de Prevenção de Acidentes do Hospital Metropolitano (HM) de Sarandi. As integrantes da ong participaram nos três períodos, de acordo com a escala de trabalho do HM: as 7h30: Maria Madalena Dias e Tania Tait; as 13h30 e as 19h30, Claudete Gomes e Josiane Pinheiro. 

O tema tratado nas palestras foi "Violência contra a mulher". Esteve presente, também, a assistente social do HM, Ilda Rocha, integrante da Ong,

Agradecemos a equipe do Sesmet pelo convite e pela oportunidade de tratar de tema tão relevante na SIPAT 2021 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes).
 
Foto 1: Maria Madalena e Tania Tait
 


 
Fotos 2 e 3: Claudete Gomes e Josiane Pinheiro

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Ong em atividade do Rotary Parque do Ingá

Representando a Ong Maria do Ingá, a advogada Claudete Gomes proferiu a palestra "Lei Maria da Penha: 15 anos de avanços" para integrantes do Rotary Clube Parque do Ingá.

A Lei Maria da Penha foi promulgada dia 07 de agosto de 2006, é considerada uma das três melhores leis no mundo de combate à violência contra a mulher. 
 
É extremamente importante que se conheça o conteúdo da Lei Maria da Penha, seus avanços e os benefícios por salvar milhares de mulheres.
 

sábado, 31 de julho de 2021

Ong participa de evento Dia Estadual de Luta Contra o Feminicídio

Na manhã fria desse sábado, as integrantes da Ong Maria do Ingá, Maria Madalena Dias (coordenadora), Claudete Gomes e Tania Tait participaram de evento promovido pela Secretaria de Política para Mulheres (Semulher). O evento marca o dia 22 de julho que é o dia estadual de luta contra o feminicídio.

Participaram além da Semulher, entidades ligadas aos direitos das mulheres (Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques, Resistrans, AMLGBT, Ong Maria do Ingá) e a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal

A coordenadora da Ong professora Maria Madalena, que também representou o Fórum Maringaense de Mulheres nessa manhã, frisou a importância de eventos como esse para chamar a atenção da sociedade diante do aumento dos casos de feminicídio.

Para Terezinha Pereira, a parceria com os movimentos sociais e a Procuradoria da Mulher tem sido relevante para aprimorar a rede de prevenção, atendimento e acolhimento às mulheres em situação de violência. A secretária informou, também, que esse evento acontecerá todo mes, uma vez em cada praça da cidade.

Além das falas das participantes no evento, houve,também, apresentações artísticas por artistas mulheres.

Ao final do evento, as participantes fizeram uma ciranda de roda e soltaram balões com sementes de girassol.




















 


terça-feira, 20 de julho de 2021

Ong promove live "A luta das mulheres negras, latino-americanas e caribenhas"


 

Dia 25 de julho possui duas grandes formas para chamar a atenção da sociedade sobre a opressão de raça e gênero pelos quais sofrem as mulheres negras.


A primeira é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, criado em 1992 na República Dominicana, reconhecido pela ONU. 

A segunda acontece no Brasil. Desde 2014, foi instituído por meio da Lei nº 12.987, o dia 25 de julho como o Mulher Negra e Dia Nacional de Tereza de Benguela. Tereza de Benguela foi líder quilombola e é um símbolo de luta e resistência do povo negro. 


Pelas estatísticas, a mulher negra é, ainda hoje, a principal vítima de feminicídio, das violências doméstica, obstétrica e da mortalidade materna. Além disso, recebe os menores salários e foi a mais afetada na pandemia pelo desemprego e falta de geração de renda. De acordo com o Anuário da Segurança Pública lançado recentemente, 61,8% das mulheres mortas em 2020, eram negras.


Para tratar de tema tão relevante, a Ong Maria do Ingá realizará no dia 25, a live: "A luta das mulheres negras latino-americanas e caribenhas", com as debatedoras, a militante do movimento negro, Haide Maria de Jesus e a professora de História na UEM, Ana Lucia da Silva, com mediação da psicóloga Naiara Calvi Oliveira, integrante da Ong Maria do Ingá.

O evento será transmitido pelo Facebook Ong Maria do Ingá, as 19 h, no dia 25 de julho.